Quantidade de Páginas visitadas

Dia da Escola



Histórico do Colégio Gratulino de Freitas







A história do Colégio Estadual Gratulino de Freitas iniciou em 1940, quando funcionava em uma pequena casa escolar situada na Praça Coronel Alexandre Mafra. Com o passar dos anos houve a necessidade da construção de um grupo escolar, o qual foi solicitado pelo então Prefeito de Guaratuba Joaquim da Silva Mafra na gestão do Governador Moysés Lupion, que prontamente atendeu ao pedido sendo a nova escola inaugurada em 1949. Recebeu o nome de "Grupo Escolar Gratolino de Freitas" em memória do ilustre professor guaratubano Gratolino Apolônio de Freitas nascido em 02 de outubro de 1877. Gratolino era filho de D. Maria Mafra Pedroso e João Apolônio de Freitas. Casou-se com D. Luiza Gonçalves de Freitas e teve sete filhos. Ficou viúvo e faleceu em 19 de agosto de 1938.

Em 1909, o professor Gratolino, veio transferido de Riozinho para dar aula em Guaratuba, como aqui não havia escola, ele passou a alfabetizar as crianças em salas de casas cedidas por moradores da cidade. No dia 22 de setembro de 1922, o professor Gratolino e o então prefeito Sr. João Pedro de Souza, prepararam uma comemoração solene para festejar os Cem Anos de Independência do Brasil, construindo no centro da Praça um marco para a data. A bondade extrema de seu coração e sua dedicação à educação foram predicados que fizeram com que o reconhecimento o levasse a nomear a pequena Casa Escola "Gratolino de Freitas" em 28 de julho de 1940. Em 1974 passou a denominar-se "Grupo Escolar Professor Gratolino Apolinário de Freitas". Também foi colocado em sua homenagem uma placa de bronze, consagrando sua memória de mestre.

Recebeu autorização de funcionamento pelo decreto 6333/79 – DOE 23 /02 /79, sendo reconhecido pela Resolução 2167/97.

Atendendo a demanda da comunidade começa a funcionar o Ensino Supletivo, passando a escola chamar-se “Grupo Escolar Gratulino de Freitas- Ensino de 1º grau e Supletivo” de 1975 a 1995. Com a necessidade de ampliação da escola que se passou também a ofertar o curso com Habilitação em Magistério e o 2º grau Regular “Educação Geral”. Em 1997 a escola adere ao PROEM – Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio e cessam as matrículas para o Magistério, mudando a denominação pra Colégio estadual Gratulino de Freitas – Ensino Médio, reconhecido pela resolução nº 4.200/97 – DOE de 09/ 1998.

O Ensino Fundamental - Séries Iniciais, é municipalizado em 1999, passando a ser administrado pela Secretaria Municipal da Educação, e neste ano, o Colégio passa a dividir o espaço físico com a Escola Municipal Moysés Lupion – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

No ano de 2005, foi implantado o curso profissionalizante, na modalidade Médio Integrado - “Formação de Docentes da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental”, no período vespertino, através do Parecer nº765/05, Resolução 131/06 CEE, ampliando a oferta para o período matutino em 2007.

No ano de 2012 é implantada a primeira turma do Curso Técnico em Hospedagem, na modalidade subsequente.

Este Colégio sempre foi marco da educação neste município e retoma sua tradição de formar educadores, desenvolve o trabalho pedagógico em consonância com a nova LDB e com as Diretrizes Curriculares Estaduais, baseando-se no compromisso com a qualidade da escola pública e a transformação social.





Curso Técnico em Hospedagem terá início em 01 de setembro
Inicia em 01 de setembro próximo, mais uma edição do Curso Técnico em Hospedagem oferecido pelo Colégio Gratulino de Freitas. 





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito